Projeto Spatial Synth
(ESMAE - Sound Particles)
Apresentação de obras
13 de março, no Teatro Helena Sá e Costa
No dia 13 de março (quinta-feira), o Teatro Helena Sá e Costa recebe a apresentação de obras do Projeto Spatial Synth, uma iniciativa que explora novas abordagens ao som.
Programa
14h00 - 15h15: Apresentação de Obras
15h15 - 15h45: Porto de Honra
15h45 - 17h00: Apresentação de Obras
Alunos Bolseiros:
David Silva
Gonçalo Feijão
Hugo Rafael
Rita Costa
Rúben Dias
Sann Gusmão
Docentes:
Ângela da Ponte
Carlos Azevedo
Dimitrios Andrikopoulos
Diogo Franco
Marco Conceição
Pedro Santos
Rui Penha
Telmo Marques
1ª Parte
14h00–15h15
Carlos Azevedo
Título: To Be…
Duração: ca. 7 min
Sinopse
Ao longo dos anos, fui acumulando uma coleção de pequenos objetos sonoros oriundos da minha catividade como compositor e pianista, desde takes não escolhidos para uma dada mistura final a pequenos gestos instrumentais que, retirados do seu contexto original, se veem investidos de uma nova capacidade expressiva.
Esta composição parte justamente de uma assemblage desses objetos, suportados por uma estrutura que se desenvolve na manipulação de fragmentos de bateria, piano e guitarra elétrica.
O Sintetizador SkyDust é utilizado em dois canais diferentes, o primeiro tem uma função harmónica na estrutura da peça, o segundo é um som mais complexo onde é explorado a aleatoriedade do mesmo.
Hugo M. Moreira
Título: Nothing beside remains
Duração: ca. 6 min
Sinopse:
Nothing beside remains é uma colagem de vários pequenos fragmentos que acumulei, anos atrás, quando estava a trabalhar em Ozymandias, baseado no poema epónimo de Percy Bysshe Shelley. Sendo eu um compositor predominantemente acústico, a minha abordagem para a utilização do plug-in SkyDust foi, talvez, invulgar, tendo partido de escrever uma partitura para um pequeno ensemble instrumental e utilizado os presets do plug-in para a orquestrar.
Ângela da Ponte
- Título: Absolute Altitude
- Duração: ca. 13 min
- Sinopse:
O termo Absolute Altitude, na aviação, define a distância máxima segura a partir do solo. Inspirada nesse conceito, esta peça conduz o ouvinte por uma jornada aérea, explorando as nuances de um voo – da descolagem à leveza na altitude máxima, até ao retorno à terra. Num ambiente sonoro onírico, a música tenta evocar a sensação de elevação, liberdade e contemplação das paisagens etéreas vistas do alto, alternando com momentos de tensão/ turbulência, que muitas vezes influenciam a experiência do voo.
Sann Gusmão
Título: Cachaça, quindim. Choro no além-mar
Duração: ca. 8 min
Sinopse:
Falaram-me da terra que faz o barro e molda a pele. Mas sempre preferi o balanço do mar.
Rui Penha
Título: uma peça simples
Duração: ca. 6 min
David Teixeira da Silva
Título: Técnicas de Natação
Duração: ca. 12 min
Intérprete(s):
Marta Nabais Leite (Piano)
Catarina Sá Ribeiro (Voz pré-gravada)
Sinopse:
Técnicas de Natação propõe uma leitura musical sobre o mar e o elemento aquático, enquanto objectos da natação humana e na sua flutuação, abismo e potência vital, a partir dos versos de José Manuel T. Silva. As palavras incorporam a parte da electrónica desta obra, lidas por Catarina Sá Ribeiro, em conjugação com a atmosfera marítima de field recordings e a par da oscilação musical do piano, interpretada por Marta Nabais Leite. Pretende-se suscitar um diálogo entre o fluxo musical, o da poesia e o da própria natureza marítima, bem como explorar os pontos de encontro e de fricção entre tecnologia e natureza.
Poema “Técnicas de Natação” in José Manuel Teixeira da Silva, Os Pequenos Nós da Tempestade, Língua Morta, 2023.
2ª Parte
15h45–17h00
Diogo L. Franco
Título: O Segredo do Farol Abandonado
Duração: ca. 5 min
Sinopse
O Segredo do Farol Abandonado é um desenho de som baseado na seguinte narrativa original:
“Numa vila costeira remota, onde o céu e o mar se encontram, existe um farol abandonado que muitos acreditam estar assombrado. Lucas, um jovem historiador e apaixonado por mistérios, decide desvendar os segredos do farol quando um conjunto de eventos estranhos começa a ocorrer, afetando a vida de todos na vila.”.
Dimitris Andrikopoulos
Título: Vibrating
Duração: ca. 7 min
Intérprete(s):
Hugo M. Moreira (Violino)
Sinopse:
Vibrating, para violino e fixed media é um breve estudo baseado inteiramente no preset Vibrating do SkyDust. A obra experimenta com as áreas extremas de altura do preset, procurando obter os meios expressivos mais intensos a partir do mínimo de material composicional utilizado.
Ana Rita Costa
Título: Sonhos de Kairós
Duração: ca. 7 min
Sinopse:
Sonho de Kairós explora a temporalidade e atemporalidade da experiência musical; convida a uma escuta ativa e imersiva, onde as fronteiras entre passado e presente se diluem no espaço sonoro. A composição cria um ambiente propício à contemplação da impermanência e da constante transformação da vida, ecoando memórias e a importância do momento presente. Vozes etéreas, suspensas no tempo, guiam uma narrativa que reflete a efemeridade da existência.
A peça procura ativar novas formas de empatia e entendimento, tanto intrapessoal como interpessoal. Um espaço sonoro onde a arte se torna um espelho da nossa própria natureza, incentivando uma conexão mais profunda com o ambiente acústico e as nossas experiências internas.
Rúben C. Dias
Título: Production […]
Duração: ca. 12 min
Intérprete(s):
Rúben C. Dias (Piano)
Sinopse
Production […] propõe uma escuta atenta às nuances tímbricas e espaciais, que se transformam lentamente ao longo do tempo. Cada partícula sonora desloca-se de maneira mais ou menos independente no espaço, alterando a nossa relação com os acordes e intervalos e revelando outras características e detalhes que seriam inaudíveis caso esses elementos permanecessem fixos durante toda a peça. O piano, elemento do qual originam os sons que ouvimos na eletrónica, funciona como elemento uno e catalisador, conduzindo a progressão harmónica em arco.
Telmo Marques
Título: Counterclock
Duração: ca. 6 min
Sinopse:
Counterclock é uma peça eletroacústica de seis minutos que explora a inversão temporal e a percepção do espaço sonoro, inspirada no romance Counter-Clock World de Philip K. Dick. A obra desenvolve-se num fluxo acusmático em que a matéria sonora parece reverter-se sobre si mesma, evocando um universo onde o tempo corre ao contrário. Com a utilização do sintetizador SkyDust e a espacialização avançada proporcionada pelo Sound Particles, os sons emergem, dissipam-se e reorganizam-se num jogo dinâmico de camadas e profundidade tridimensional. Entre texturas granulares, ressonâncias espectrais e fragmentos melódicos desconstruídos, Counterclock desafia a linearidade auditiva, convidando o ouvinte a uma experiência imersiva onde passado e futuro se tornam indistintos.
Gonçalo Feijão
Título: Impromptu para SkyDust N.º 1
Duração: ca. 5 min
Intérprete(s):
Gonçalo Feijão (Sintetizadores)
Sinopse:
A Impromptu N.º 1 tem por base a ideia de explorar o sintetizador SkyDust através da improvisação. Nesta peça o SkyDust é o único instrumento utilizado, a estrutura segue um modelo bastante comum em arranjos de música improvisada (tema – solo – tema) e além da improvisação melódica e da transformação sonora é também explorada o controlo da espacialização do som em tempo real.
* O projeto Spatial Synth - Sintetizador Espacial, cofinanciado pela União Europeia, tem como objetivo desenvolver um sintetizador disruptivo que permita a perceção do som vindo de qualquer direção (i.e. Som Espacial), através de uma exploração de tecnologia e recolha de insights de key-users e especialistas na área.
Mais informações sobre o projeto: Spatial Synth