Entrada > Notícias > 9º Encontro Internacional sobre Educação Artística
Publicado em: 30 Maio 2025

9º Encontro Internacional sobre Educação Artística

20 a 23 de junho de 2025 - ESMAE, FBAUP e FPCEUP – Porto

Ruidosos silêncios esbatem a complexidade de um tempo veloz que invisibiliza o seu passado, colonial, esclavagista e explorador, delapidador da natureza, subversivo dos relacionamentos humanos, hipoteca fechada sobre a possibilidade de futuro.

Enfrentando este tempo, desde 2010 realizam-se os ENCONTROS INTERNACIONAIS sobre EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, movimentando pessoas artistas, docentes e investigadoras de uma geografia ampla, forjando, num movimento de cumplicidade, uma mobilização partilhada de interferência e de construção de epistemologias e de ontologias múltiplas.

O 9 ei_ea que se promove, com realização na cidade do Porto, Portugal, instala-se na ESMAE - P.Porto, na FBAUP e na FPCEUP, entre 20 a 23 de junho de 2025, perseguindo os mesmos propósitos dos Encontros anteriores.

Mais informação na página oficial do evento.

Programa Completo


21 de junho de 2025 - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE)

09h00 - 09h30: Acolhimento

09h30 - 10h00: Intervenção performativa do projeto pár–a–gem: Três respirações demoradas _ café concerto Francisco Beja

Ana Freijo & Catarina Sá Ribeiro [ESMAE], piano nietzschiano em forma de Seikilos
Bruno Pereira [ESMAE/i2ADS], voz hantológica
Fernando José Pereira [artista plástico/i2ADS], vídeo e drone ontológico
Mário Azevedo [ESMAE/i2ADS], palavra suspensa
Sann Gusmão [ESMAE], ruído metálico

10h00 - 10h30: conferência por convite - Café-concerto Francisco Beja

Fernando José Pereira [artista plástico/i2ADS]
Contra e em favor do presente

10h30 - 11h00: Pausa/café

11h00 - 12h30: Apresentações performativas (simultâneas)

opção_#01 - Pavilhão 1

Catimba Matias Anacleto [Faculdade de Artes da Universidade de Luanda]
A Música Angolana como Resistência Cultural e Transformação Social

opção_#02 - Sala Teresa Macedo

Rodrigo Cordeiro [i2ADS]
Outro–(Dis)connect – Alteridade e Liberdade entre Vibrações e Ideias Comuns
opção_#03 _ sala 210
DA CAPO [quinteto de música de câmara da ESMAE]
Interpretações a partir de Carlos Azevedo e de Serguei Prokofiev

12h30 - 14h15: Pausa/almoço

14h15 - 15h30: Mesas de apresentação e debate (sessões paralelas)

mesa_#13 – Moderação de Orlando Vieira Francisco [FBAUP/i2ADS] - Pavilhão 1

Eva Cristina Mesas Escobar & Katerina Psegiannaki & Clara Megías Martínez & María del Rio Diéguez & Estefanía Sanz & Costa Badía [Universidad Autónoma de Madrid]
Proyecto EKotonos. Educación artística e inclusiva a través de los espacios maker
Montserrat Aránega Segú [Universitat de Barcelona / Université Paris, Vincennes-Saint-Denis]
Devenir cuerpos. El dibujo como práctica performativa y encarnada en los procesos de construcción del ser en entornos educativos formales
Amanda Midori [FBAUP/i2ADS]
Imaginar a imagem: proposições epistemo–metodológicas ao arquivo pessoal de Elvira Leite

mesa_#14 – Moderação de Manuel Fortes UNICV] - Sala 44

Marina Vale Guedes [FBAUP/i2ADS]
Qual é a utilidade do desenho no ensino e aprendizagem da histologia?
Manuela de Castro [FPCEUP]
Retrato e Auto-Retrato Quem desenha quer pintar
Natame Diniz [Universidade do Porto]
A imaginação como potência mobilizadora - conexões entre arte e educação

mesa_#15 – Moderação de Paulo Nogueira [CIIE/FPCEUP] - Sala 210

Aikaterini Evangelia Psegiannaki & Katerina Psegiannaki & Clara Megías Martínez & Beatriz Bravo Torija & Marta García Ángulo [Universidad Autónoma de Madrid]
Los Kits Artísticos de Aprendizaje como recurso educativo para acercarse a la avifauna urbana desde una perspectiva STEAM
Ida Angela Barbati [Universitat de Barcelona]Estética y ambientes de aprendizaje desde las artes: una investigación-creación postcualitativa en la escuela d’Arts de Barcelona
Cláudia Cruz [Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo]
Contributo da Educação Artística, nomeadamente da performance artística

mesa_#16 – Moderação de Jeannette Ramos [UFCE] - Sala Teresa Macedo

Minerva Salguero Gómez [Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México]
Entre la pedagogía radical de Ivan Illich y la obra artística-pedagógica Blueprint for Counter Education de Maurice Stein y Larry Miller
André Freitas [Universidade Lusófona]
Encontros com o professor Kleber que deseja diferente: vivência das experiências artísticas como desenvolvimento pessoal e profissional para construirmos futuros que resistem e cuidam
Cacilda Chivai [Universidade Pedagógica de Maputo]
Projeto: Valorização da Educação Artística na Infância para o Desenvolvimento Integral dos Alunos

15h30 - 16h00: Pausa/café

16h00 - 17h30: Mesas de apresentação e debate (sessões paralelas)

mesa_#17 – Moderação de António Augusto Aguiar [ESMAE/i2ADS] - Pavilhão 1

Monica Toledo Silva [Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]
Morte e fantasia na arte e educação
Mário João Alves [ESMAE/i2ADS]
Como anoitecer um pirilampo segundo o Dr. Qwrtzfgtlvskh
Emanuela Francisca Ferreira Silva & Luís Otávio Albrecht Perroni [Instituto Federal do Sul de Minas – Campus 3 Corações]
UMA EXPERIÊNCIA MUSICAL EM UM CAMPUS TÉCNICO TECNOLÓGICO: canto, prática instrumental e construção de instrumentos pelo tripé ensino, pesquisa e extensão

mesa_#18 – Moderação de Valdemar Lopes [M_EIA] - Sala 44

Ricard Huerta [Universitat de València]
El proyecto DECHADOS para fomentar la creatividad inclusiva mediante visitas a museos
Rita Inês Petrykowski peixe [Instituto Federal de Santa Catarina]
Arte na educação: inclusão e interconexões curriculares
Rodrigo Lopes Costa [Universidade Estadual Paulista – UNESP]
Conversando sobre arte com bell hooks
Caroline Esteves Moreira de Oliveira [Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP]
Perspectivas sobre a formação inicial do(a) professor(a): educação infantil, arte e educação inclusiva baseada na filosofia da diferença

mesa_#19 – Moderação de Marina Gallo [FBAUP/i2ADS] - Sala 210

Frederico Dinis & José da Silva Ribeiro [ID+ Research Institute for Design, Media and Culture]
Processos criativos em artes, cinema e antropologia: uma experiência de formação participada
Kelly Calderaro & Francilene Sodré da Silva & Márcia Mariana Bittencourt Brito [Universidade Federal do Pará – UFPA]
Arte, Imaginação e Criação com crianças da cidade de Benevides–PA
Valeria Wiendl [Universidade do Porto]
Proposta de Praça Escolar a partir dos olhos dos adolescentes
João Pedro Gonçalves [EBSPE com creche do Porto Moniz]
O Pensamento Criativo como Pilar da Sociedade Contemporânea

mesa_#20 – Moderação de Rita Rainho [FBAUP/i2ADS] - apresentações insubmissas - Sala Teresa Macedo

Carolina Anjos de Carvalho - Carol [Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP]
Criança/Performer: Aproximações Possíveis
Fabiano Ramos Torres [Universidade Federal do ABC – UFABC]
Nainecü: confluências entre saberes Tikuna, arte e filosofia

17h30 - 18h00: Conferência por convite - Café-concerto Francisco Beja

Sara Laísse [Universidade Católica de Moçambique]
A arte ‘invisível’ e a construção da identidade moçambicana: da música às belas artes

 

Organização

Universidade do Porto

Instituto Politécnico do Porto

Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Centro de Investigação e de Intervenções Educativas (CIIE)
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS)

Combined Shape

Navigation