Ruidosos silêncios esbatem a complexidade de um tempo veloz que invisibiliza o seu passado, colonial, esclavagista e explorador, delapidador da natureza, subversivo dos relacionamentos humanos, hipoteca fechada sobre a possibilidade de futuro.
Enfrentando este tempo, desde 2010 realizam-se os ENCONTROS INTERNACIONAIS sobre EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, movimentando pessoas artistas, docentes e investigadoras de uma geografia ampla, forjando, num movimento de cumplicidade, uma mobilização partilhada de interferência e de construção de epistemologias e de ontologias múltiplas.
O 9 ei_ea que se promove, com realização na cidade do Porto, Portugal, instala-se na ESMAE - P.Porto, na FBAUP e na FPCEUP, entre 20 a 23 de junho de 2025, perseguindo os mesmos propósitos dos Encontros anteriores.
Mais informação na página oficial do evento.
Programa de 21 de junho - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE)
09h00 - 09h30: Acolhimento
09h30 - 10h00: Intervenção performativa do projeto pár–a–gem: Três respirações demoradas _ café-concerto Francisco Beja
Ana Freijo & Catarina Sá Ribeiro [ESMAE], piano nietzschiano em forma de Seikilos & Bruno Pereira [ESMAE/i2ADS], voz hantológica & Fernando José Pereira [artista plástico/i2ADS], vídeo e drone ontológico & Mário Azevedo [ESMAE/i2ADS], palavra suspensa & Sann Gusmão [ESMAE], ruído metálico.
10h00 - 10h30: Conferência - Café-concerto Francisco Beja
Contra e em favor do presente
Fernando José Pereira [artista plástico/i2ADS]
10h30 - 11h00: Pausa/café
11h00 - 12h00: Apresentações performativas, exposições e oficinas (simultâneas)
opção_#01 - Pavilhão 1
A Música Angolana como Resistência Cultural e Transformação Social
Catimba Matias Anacleto
opção_#02 - Sala Teresa Macedo
Outro–(Dis)connect – Alteridade e Liberdade entre Vibrações e Ideias Comuns
Rodrigo Cordeiro [i2ADS/FBAUP]
12h30 - 14h15: Pausa/almoço
14h15 - 15h45: Mesas de apresentação e debate (sessões paralelas)
mesa_#13 – Moderação de Orlando Vieira Francisco - Pavilhão 1
Proyecto EKotonos. Educación artística e inclusiva a través de los espacios maker
Eva Cristina Mesas Escobar & Katerina Psegiannaki & Clara Megías Martínez & María del Rio Diéguez & Estefanía Sanz & Costa Badía [Universidad Autónoma de Madrid]
Devenir cuerpos. El dibujo como práctica performativa y encarnada en los procesos de construcción del ser en entornos educativos formales
Montserrat Aránega Segú [Universitat de Barcelona / Université Paris, Vincennes-Saint-Denis]
Imaginar a imagem: proposições epistemo–metodológicas ao arquivo pessoal de Elvira Leite
Amanda Midori [FBAUP/i2ADS]
Trilhas de Cantos e Encantos: brincadeiras populares tradicionais que emanam da memória de fortalezenses
Francisco José da Silva Monteiro (Dé Monteiro)
mesa_#14 – Moderação de Manuel Fortes - Sala 44
Qual é a utilidade do desenho no ensino e aprendizagem da histologia?
Marina Vale Guedes [FBAUP/i2ADS]
Retrato e Auto-Retrato Quem desenha quer pintar
Manuela de Castro [FPCEUP]
A imaginação como potência mobilizadora - conexões entre arte e educação
Natame Diniz [Universidade do Porto]
mesa_#15 – Moderação de Paulo Nogueira - Sala 210
Los Kits Artísticos de Aprendizaje como recurso educativo para acercarse a la avifauna urbana desde una perspectiva STEAM
Aikaterini Evangelia Psegiannaki & Katerina Psegiannaki & Clara Megías Martínez & Beatriz Bravo Torija & Marta García Ángulo [Universidad Autónoma de Madrid]
Estética y ambientes de aprendizaje desde las artes: una investigación-creación postcualitativa en la escuela d’Arts de Barcelona
Ida Angela Barbati [Universitat de Barcelona]
Arte e terra como invencionices no ato de ensinar aprendendo
Jeannette Ramos
mesa_#16 – Moderação de Marina Gallo - Sala Teresa Macedo
Entre la pedagogía radical de Ivan Illich y la obra artística-pedagógica Blueprint for Counter Education de Maurice Stein y Larry Miller
Minerva Salguero Gómez [Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México]
Encontros com o professor Kleber que deseja diferente: vivência das experiências artísticas como desenvolvimento pessoal e profissional para construirmos futuros que resistem e cuidam
André Freitas [Universidade Lusófona]
Projeto: Valorização da Educação Artística na Infância para o Desenvolvimento Integral dos Alunos
Cacilda Chivai [Universidade Pedagógica de Maputo]
15h30 - 16h00: Pausa/café
16h00 - 17h30: Mesas de apresentação e debate (sessões paralelas)
mesa_#17 – Moderação de António Augusto Aguiar - Pavilhão 1
O Pensamento Criativo como Pilar da Sociedade Contemporânea
João Pedro Gonçalves
Perspectivas sobre a formação inicial do(a) professor(a): educação infantil, arte e educação inclusiva baseada na filosofia da diferença
Caroline Esteves Moreira de Oliveira
Proposta de Praça Escolar a partir dos olhos dos adolescentes
Valeria Wiendl
Arte, Imaginação e Criação com crianças da cidade de Benevides-PA
Kelly Calderaro & Francilene Sodré da Silva & Márcia Mariana Bittencourt Brito
mesa_#18 – Moderação de Valdemar Lopes - Sala 44
Arte na educação: inclusão e interconexões curriculares
Rita Inês Petrykowski Peixe
El proyecto DECHADOS para fomentar la creatividad inclusiva mediante visitas a museos
Ricard Huerta
Conversando sobre arte com bell hooks
Rodrigo Lopes Costa
mesa_#19 – Moderação de Rita Rainho - apresentações insubmissas - Sala Teresa Macedo
Criança/Performer: Aproximações Possíveis
Carolina Anjos de Carvalho - Carol [Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP]
17h30 - 18h00: Conferência por convite - Café-concerto Francisco Beja
A arte ‘invisível’ e a construção da identidade moçambicana: da música às belas artes
Sara Laísse [Universidade Católica de Moçambique]
Organização
Universidade do Porto
Instituto Politécnico do Porto
Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Centro de Investigação e de Intervenções Educativas (CIIE)
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS)