Entrada > Notícias > Palestra e Masterclass com Dimitris Maronidis
Publicado em: 04 Abril 2025

Palestra e Masterclass com Dimitris Maronidis

7, 8, 9, 10 e 11 de abril de 2025.

Palestra:“Aiming in the Dark – A presentation of some recent works and artistic agonies”
Masterclass de Composição: Dimitris Maronidis

7 a 11 de abril

Nos próximos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de abril, a ESMAE recebe o compositor Dimitris Maronidis para uma Palestra e  Masterclass. Dimitris Maronidis é um compositor cujo trabalho se distingue pela exploração de novas possibilidades sonoras. Nas suas obras, procura sintetizar uma fantasmagoria sonora onde o real e o imaginário se misturam num estado onírico, conduzindo a viagens emocionais imprevisíveis. A sua abordagem inovadora ao som caracteriza-se pela ausência de restrições, promovendo a imersão no desconhecido e desafiando as convenções artísticas.

Biografia: 

Dimitris Maronidis é um compositor grego de música acústica, electroacústica, multimédia e interactiva. Nas suas obras, procura sintetizar estes domínios, explorando extensivamente processos algorítmicos para organizar o material musical. Dimitris é fundador e director da Iannis Xenakis International Electronic Music Competition e da smART, sendo também um dos membros principais do Contemporary Music Lab da Universidade Aristóteles de Salónica (A.U.Th.). É professor efectivo no Departamento de Música da mesma universidade, onde lecciona as disciplinas de Teoria Musical e Música Computacional.

Dimitris concluiu os seus estudos em composição e musicologia no Conservatório Estatal de Salónica e na Universidade Aristóteles de Salónica, respectivamente. Estudou Música Computacional no Instituto de Psicoacústica (IPSA), onde foi introduzido às técnicas de composição assistida por computador, síntese sonora e teoria da música electrónica. Completou o doutoramento em composição na Universidade de York, sob a orientação de Thomas Simaku. Foi bolseiro Fulbright na Universidade de Harvard e artista convidado no Institute for Computer Music and Sound Technology (ICST) da Universidade de Zurique (ZHdK).

As suas obras, instalações e performances têm sido apresentadas em todo o mundo por diversos ensembles e orquestras, entre os quais se destacam: Orquestra Sinfónica de Basileia (CH), Orquestra Sinfónica da Lorena (FR), Orquestra Estatal de Salónica (GR), Orquestra Estatal de Atenas (GR), Nieuw Ensemble (NL), dissonArt ensemble (GR), Piandemonium (GR), Orquestra de Câmara ContraTempo (GR), Quarteto de Cordas Diotima (FR), Sinfonia Concertante (LV), Chimera Ensemble (UK), devotioModerna (RO), Construction Ensemble (SRB), Trio Orbit (GR), Ums ’n Jip (CH), ART-i-Shock (LV), Altera Veritas (LV), Kompass Ensemble (DE), Arena Festival (LV), deciBels Festival (LV), entre outros.

As suas obras electrónicas são também regularmente apresentadas em diversos palcos e festivais internacionais, tais como: MusLab (México), MusicaViva SoundWalk (Portugal), Open Festival – Bienal de Veneza (Itália), Ars Electronica Forum Wallis (Suíça), Monaco Electroacoustic Days (Mónaco), Espacio Sonoro (México), Forum Neue Musik (Alemanha), MOMus (Grécia), digitIZMir (Turquia), entre outros. As suas obras são publicadas pela Edition Gravis Verlag.

 

Combined Shape

Navigation