Pesquisa Artística em Interpretação - Carlos Damas
"A psicologia na educação e performance musical"
Quarta-feira, 23 de abril de 2025
11h00 -13h00
Sessão Online via zoom
A ESMAE prossegue o ciclo de palestras "Pesquisa Artística em Interpretação", desta vez com a participação de Carlos Damas (Doutor em Psicologia da Música pela Universidade Nova) como orador convidado. A sessão terá decorrerá no próximo dia 23 de abril de 2025, em formato online.
Com o tema "A psicologia na educação e performance musical", esta palestra aborda a influência dos fatores psicológicos no desempenho artístico, refletindo sobre a importância da preparação mental dos músicos. Carlos Damas apresentará os resultados de um estudo realizado com músicos portugueses, onde 86,5% dos participantes referiram sofrer de ansiedade relacionada com a performance musical.
Este ciclo de palestras pretende motivar os futuros artistas e intérpretes a fomentar a exploração de ideias e reflexão sobre a sua própria atividade, com vista a desenvolver autonomia e novas competências numa abordagem pluridisciplinar, envolvendo musicologia aplicada, tecnologia/inteligência artificial (IA) e prática performativa.
Resumo:
Em música, uma apresentação bem sucedida depende, em parte, de fatores psicológicos. Um instrumentista altamente dotado poderá não conseguir exprimir-se perante um público ou júri se não estiver psicologicamente preparado. A preparação mental pode ser considerada como um dos fatores mais importantes para o bem estar e bom desempenho dos músicos. Por norma, músicos e professores investem na preparação técnica, mas negligenciam a preparação mental, indispensável para um desempenho de sucesso. Uma preparação adequada pode ajudar a melhorar a autoeficácia. De forma a avaliar a incidência do problema da ansiedade relativa ao desempenho na comunidade portuguesa de músicos, foi realizada uma sondagem com um inquérito. Responderam 185 voluntários, destes, 86,5% mencionou sofrer com a ansiedade do desempenho musical. A intervenção consistiu em sessões de treino individuais, que serviram para fomentar as competências dos indivíduos para lidarem com a ansiedade do desempenho musical. Foram trabalhadas as cognições irracionais e intrusivas, numa tentativa da as transformar racionais. Conclui-se que a autoeficácia é um fator mediador dos níveis da ansiedade e eficácia e que, através da sua promoção, é possível diminuir a ansiedade do desempenho musical.