A ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo recebe nos dias 3 e 4 de novembro uma Masterclass de Violoncelo com a prestigiada violoncelista e pedagoga Cecilia de Montserrat Campá Ansó, professora do Real Conservatório Superior de Música de Madrid.
Inscrições para ouvintes externos através do e-mail: filipequaresma@esmae.ipp.pt
Biografia
Natural de Barcelona, Cecilia de Montserrat Campá Ansó, iniciou os seus estudos de violoncelo e piano na Academia de Música Soto Mesa, em Madrid, com a Professora María de Macedo. Posteriormente ingressou no Real Conservatorio Superior de Música de Madrid, onde completou os seus estudos com os violoncelistas Pedro Corostola e Rafael Ramos, obtendo as mais altas classificações nos cursos superiores de violoncelo, música de câmara e musicologia, bem como diplomas de docência em piano, teoria musical e transposição e acompanhamento. Recebeu o Prémio de Honra pela sua licenciatura em Música de Câmara.
Em 2012, obteve o doutoramento pelo Departamento de Ciências da Educação, Linguagem, Cultura e Artes da Universidad Rey Juan Carlos. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com violoncelistas de renome internacional, como Iván Moniguetti, Arto Noras, Elías Arizcuren e Lluís Claret, entre outros.
No âmbito pedagógico, é considerada uma das mais destacadas professoras de violoncelo a nível internacional, com vasta experiência no ensino em todos os graus. Lecionou como professora de violoncelo e música de câmara em diversas instituições, incluindo o Conservatorio Superior de Música de Salamanca, o Conservatorio Profesional de Música de Monzón, o Conservatorio Profesional de Música “Hermanos Berzosa” de Cáceres, o Conservatorio Profesional de Música “Conde Cheste” de Segovia, o Conservatorio Profesional de Música “Teresa Berganza” de Madrid, o Conservatorio Profesional de Música Amaniel de Madrid e a Escuela Superior de Canto de Madrid (projeto de música de câmara).
Atualmente é professora e chefe do Departamento de Cordas do Real Conservatorio Superior de Música de Madrid, sendo regularmente convidada para ministrar cursos avançados em Espanha e no estrangeiro. Até à data, realizou masterclasses em Portugal, Itália, Alemanha, Coreia, bem como em diversas cidades espanholas — Madrid, Castellón, Cáceres, Villa de Hoyos, Albacete, Valderrobres, Alcañiz, Eibar (com a Jovem Orquestra do País Basco), Daimiel, entre outras.
Foi membro do júri dos Prémios Extraordinários da Comunidade de Madrid nos níveis profissional e superior (2013 e 2023), bem como do júri do 15.º Concurso “ARPA PLUS” e do Concurso Internacional de Violoncelo “Paderewski” 2024–25.
Colaborou também como avaliadora externa independente para o SEPIE (programa ERASMUS+). No domínio editorial, é autora de mais de 22 livros dedicados à pedagogia e à história do violoncelo.
Enquanto intérprete, integrou e colaborou com diversas orquestras, atuando nos principais teatros de Espanha e realizando digressões pela Europa e pelos Estados Unidos, entre as quais se destacam a Joven Orquesta Nacional de España, a Orquesta Nacional de España, a Orquesta Sinfónica de Madrid, a Orquesta de la Comunidad de Madrid, a Orquesta Filarmonía, a Orquesta de Castilla y León, a Orquesta Sinfónica de Extremadura, a Orquesta de Cámara Orfeo e a Schola Camerata, entre outras.
Possui 79 registos na Asociación de Intérpretes y Ejecutantes de España, incluindo gravações de álbuns, programas televisivos e concertos. É particularmente notável a sua coleção de 10 CDs de música para violoncelo e piano, produzidos em colaboração com a pianista Paz Jaramillo.
Apresentou-se em inúmeros concertos de música contemporânea, estreando obras de compositores como José María Sánchez Verdú, Zulema de la Cruz, Antón García Abril, Javier Jacinto, Pilar Jurado, Theo Branmüller, Manuel Angulo, María Dolores Malumbres e Francisco Villarrubia, entre outros. Atuou em Espanha, Portugal, Japão e Coreia com o Trio Palmipedo e o Trio CEAMPA.
Durante o ano letivo 2024–25, realizou masterclasses nos Conservatórios Superiores de Música de Castellón, A Coruña, no Conservatorio Profesional de Música de Santiago de Compostela, e na Musikhochschule Münster (Alemanha); bem como cursos e formações nas academias Ma Non Troppo e Música Popular, em Madrid, incluindo ainda uma masterclass em streaming a convite da Orquesta de la Radio Televisión Española, no Teatro Monumental.