Entrada > Notícias > Guilherme Mota e Francisco Monteiro participam na Bienal de Cerveira com o projeto Blue Box
Publicado em: 19 Setembro 2025

Guilherme Mota e Francisco Monteiro participam na Bienal de Cerveira com o projeto Blue Box

A performance Blue Box, criada pelos alunos Francisco Monteiro e Guilherme Mota, marcou o encerramento da exposição “Próxima Estação”, na Bienal de Cerveira.

Os estudantes Francisco Monteiro e Guilherme Mota da Licenciatura em Teatro – variante Som, da ESMAE, participaram na exposição “Próxima Estação”, promovida pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), com a performance Blue Box.

A mostra, inaugurada no passado dia 28 de junho no Convento de San Payo, em Vila Nova de Cerveira, reuniu 30 obras de 28 jovens artistas provenientes de diferentes instituições de ensino superior artísticas, nacionais e internacionais. A exposição, que esteve patente até dia 14 de setembro, destacou-se como um espaço de afirmação e visibilidade para criadores emergentes, selecionados através de uma open call.

A performance Blue Box, apresentada pelo coletivo Ballet Betão (formada pelos alunos Francisco Monteiro e Guilherme Mota), que decorreu no dia 13 de setembro, marcou o encerramento da exposição. Criada no âmbito da unidade curricular Desenho de Som III, a performance explora o universo do phreaking e das primeiras “blue boxes”, propondo uma experiência sensorial que combina registo eletroacústico e interação performativa entre os dois performers.

A curadoria da exposição esteve a cargo de Mafalda Santos, Diretora Artística da FBAC, e de Ágata Rodrigues, coordenadora-geral da Fundação Escultor José Rodrigues.

 

Sobre a Bienal de Cerveira

Promovida em colaboração com a Fundação Escultor José Rodrigues, a mostra “Próxima Estação” visa afirmar e valorizar criadores emergentes, oferecendo-lhes uma plataforma de visibilidade e inserção profissional no contexto das artes contemporâneas. A curadoria está a cargo de Mafalda Santos, Diretora Artística da FBAC, e de Ágata Rodrigues, coordenadora-geral da Fundação Escultor José Rodrigues, responsáveis pela seleção das candidaturas.

Combined Shape

Navigation