Entrada > Notícias > 1.ªs Jornadas de Música e Interpretação

1.ªs Jornadas de Música e Interpretação

ESMAE

Quando

27 > 29.09.2022 · 09:30 > 18:00

Adicionar evento ao calendário

Teatro Helena Sá e Costa, 27 a 29 de setembro. Organização ESMAE | CESEM - P.PORTO | Xperimus


em tempo real


A improvisação ocupa um papel de relevo ao longo da história das músicas ocidentais: uma prática central no âmbito de determinados repertórios e contextos, surge também como ferramenta experimental de exploração artística, numa busca de imediatez expressiva e quiçá de autenticidade. É criatividade em tempo real, que se manifesta em som no próprio momento da sua concepção, pondo em jogo um fluxo de consciência e de movimentos corporais com interacções espontâneas constantes entre os elementos (humanos, musicais e materiais) que nela participam. 

Sendo inevitavelmente informada e conduzida pelo mundo de referências de cada improvisador e pelas expectativas do repertório ou linguagem musical a que possa estar associada, é isso também que potencia a diversidade da improvisação: a riqueza do indivíduo e da sua experiência, bem como a possibilidade de abertura de novos espaços criativos no encontro entre diferentes improvisadores. Mas justamente por essa diversidade de linguagens, modos e funções — incluindo nos vários graus de formalidade ou de liberdade que lhes são subjacentes —, assim como nas diferentes relações possíveis com textos (musicais ou outros) que lhe possam servir como ponto de partida (ou de chegada, no caso da transcrição de uma sessão), a improvisação musical é um conceito múltiplo e complexo, cujas diferentes práticas admitem premissas amiúde contrastantes que importa observar, discutir e pôr em diálogo. 

Neste sentido, a ESMAE, o CESEM – P. Porto, a Linha Temática Música e Interpretação do CESEM e o Xperimus organizam a primeira edição das Jornadas de Música e Interpretação, que terão lugar nos dias 27 a 29 de Setembro de 2022 no Teatro Helena Sá e Costa da ESMAE. O tema da improvisação musical — em diversos contextos, épocas e estilos — será invocado através de uma série de oficinas participativas, comunicações e performances, sempre em ambiente de discussão e participação plenária, organizadas em torno dos modos como surge e é conduzida a improvisação no seio de várias práticas musicais.

Para além das sessões temáticas, todos os participantes serão convidados a participar activamente nos ensaios da Oficina, um grupo no qual se procurará reunir as mais diversas práticas da improvisação sob um mesmo desígnio: o de preparar um concerto final que, com a participação especial da pós-gradução em dança da ESMAE, encerrará em tempo real as actividades destas primeiras Jornadas de Música e Interpretação.

A inscrição é gratuita e o formulário de inscrição está disponível em: https://forms.gle/JDGnkpp8ZQKJipTz8

Sejam bem-vindos!

 

+ Informações

Autor

antoniogorgal@esmae.ipp.pt

Partilhar