Entrada > DRAMATURGIA E ARGUMENTO

DRAMATURGIA E ARGUMENTO

Pós-graduação em Dramaturgia e Argumento

A Pós-Graduação em Dramaturgia é destinada a pessoas com formação em teatro, ou cinema e audiovisual, ou literatura; e a pessoas com formação noutras áreas, mas com experiência nas disciplinas indicadas.

O curso pretende contribuir para o desenvolvimento da dramaturgia nas artes cénicas e audiovisuais, tanto para as áreas do teatro, dança, performance, como para o argumento de cinema, rádio e televisão, e o guião para novos meios de produção multimédia e audiovisual, de jogos digitais a conteúdos web interativos.

A formação assenta em dois pilares fundamentais, um constituído pela componente teórica-prática, em sala de aula; outro pela componente de projeto, individual e/ou coletivo, em contexto de produção, junto das entidades parceiras. O aluno terá a oportunidade de desenvolver e apresentar publicamente o seu projeto.

Pretende-se que esta formação esteja ancorada na experimentação e ensaio e por isso foi fundamental que se estabelecessem pontes com o TNSJ e a RTP, instituições de referência nestas áreas. As parcerias com o TNSJ, no acompanhamento da programação do teatro, na disciplina de Seminários, e no acolhimento pelo teatro de alunos, na disciplina de Projeto, e ainda com a RTP, também na disciplina de Projeto, garantem-nos que esta pós-graduação será implicada e relevante na produção artística da cidade e do país.

O curso tem a duração de um ano letivo, dividido em dois semestres, com uma carga horária total de 316 horas, correspondente a 60 créditos (ECTS). A média de horas de contacto (docente / discente) é de 12 horas semanais no 1º semestre e 9 no 2º semestre. Pretende-se que os 60 créditos do curso possam ter equivalência para o prosseguimento de estudos para o Mestrado em Artes Cénicas.

 

 

 

ENTIDADES PARCEIRAS

Teatro Nacional São João (TNSJ)

Rádio e Televisão de Portugal (RTP)

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Dramaturgo/a;  dramaturgista;  argumentista; copywriter;  crítico/a.

 

REGIME

Pós-laboral

 

REQUISITOS DE ACESSO*

Certificado de habilitações

CV do candidato

Portefólio com trabalhos realizados, em suporte digital

Carta de Motivação

Entrevista

* Não dispensa a consulta do edital 

Consultar o edital... 

 

MAIS INFORMAÇÃO

https://portal.ipp.pt/cands/pgesmae/login.aspx

 

CANDIDATURAS

1ª Fase: 6 de março a 14 de abril

2ª Fase: 9 de agosto a 1 de setembro (caso existam vagas sobrantes da 1ª fase)