Entrada > Notícias > Curso Livre de Teatro

Curso Livre de Teatro

120 horas, 20 semanas, entre outubro 2017 e abril 2018, pós-laboral.

Curso Livre de Teatro — edição 2017/2018

Estrutura curricular: 120 Horas /20 Semanas

Duração do Curso: entre outubro de 2017 e abril de 2018

Destinatários: Este curso livre destina-se a maiores de 17 anos, independentemente das suas habilitações.

Nº Vagas e condições de funcionamento: O Curso tem 20 vagas e abre com um mínimo de 10 inscritos.

Seleção de candidatos: A seleção dos candidatos é feita por entrevista onde se avaliam os conhecimentos gerais de teatro, clareza e desenvoltura na expressão oral e o interesse/disponibilidade para o curso.

Candidaturas: até 30 de setembro de 2017

Realização da Entrevista: 3 de outubro de 2017

Notificação da colocação: 6 de outubro de 2017

Matriculas/inscrições: 11 a 13 de outubro de 2017

Docentes: Ana Vargas, Marta Leitão e outros a designar

Carga horária semanal: 6 horas -2 sessões de 3h cada (terça e quinta-feira à noite)

Objetivos: O objetivo principal deste curso é a formação dos rudimentos da prática artística teatral utilizando as metodologias procurando desenvolver uma abordagem de criação artística coletiva, nomeadamente, desenvolver um conhecimento da prática teatral através de um conjunto de trabalhos relacionados com o corpo e a expressão corporal, a voz, a improvisação e a aproximação àquilo que são os conhecimentos sobre as diferentes disciplinas da interpretação.

Programa: Componente prática de integração do grupo de trabalho (coletivo).

Aproximação às linguagens e aos códigos teatrais através de jogos e exercícios de exploração tanto individual como coletivos.

Exploração e aprofundamento de conceitos: espaço, tempo, energia, respiração.

Técnicas de improvisação para criação de cenas teatrais.

Criação a partir de diferentes materiais que não o texto dramático (abordagem ao devising).

Criação de cenas teatrais através de processos colaborativos, para uma apresentação em aula aberta.

Custos e prazos de Pagamento:

Candidatura: €30 (trinta euros) pagos no ato da candidatura

Taxa de inscrição: €25 (vinte e cinco euros)

Seguro escolar: €5 (cinco euros)

Propina: €420 (Quatrocentos e vinte euros) Pagos numa única prestação no ato da inscrição ou em 4 prestações de igual valor no seguinte calendário:

1ª Prestação – No ato da inscrição;

2ª Prestação – Até ao dia 30 do mês seguinte ao da inscrição;

3ª Prestação – Até ao dia 30 do mês seguinte a que respeita a 2ª Prestação;

4ª Prestação - Até ao dia 30 do mês seguinte a que respeita a 3ª Prestação.

Informações relativas ao processo de candidaturas:

A candidatura ao curso é efetuada online através do sitio da internet da ESMAE em https://intranet.esmae.ipp.pt/inscricao/

Apresentação do cartão de Cidadão (ou equivalente legal) para academicos@esmae.ipp.pt Indicando o nº de inscrição, durante o período de matriculas/inscrições.

Pagamento da taxa de candidatura no valor de 30 € (trinta euros), efetuado através de transferência bancária, utilizando o IBAN, conforme instruções online.

Matrícula e inscrições: As matrículas e inscrições dos candidatos colocados são realizadas nos prazos mencionados neste edital e após a notificação de colocação dos candidatos pelos Serviços Académicos da ESMAE. A matrícula está sujeita ao pagamento da taxa de inscrição, do seguro escolar e da propina, fixadas neste edital. A matrícula e inscrição são realizadas nos Serviços Académicos da ESMAE, ou através dos meios eletrónicos que a Escola disponibilize.

Anulação da inscrição: Em caso de anulação da inscrição, a propina devida é a seguinte:

a)          Até 15 dias a contar da data da inscrição, fica dispensado do pagamento das 2ª, 3ª e 4ª prestações;

b)          Até 31 de novembro do ano civil em curso, fica dispensado do pagamento das 3ª e 4ª prestações;

c)          Após a data estipulada na alínea b), terá que liquidar a totalidade da propina.

Certificação: Certificado de participação a todos os candidatos que frequentem pelo menos 80% das sessões.

Informações: Os candidatos poderão obter informações e esclarecimentos junto dos Serviços Académicos da ESMAE, na Rua da Alegria, nº 503, Porto | telefone 225 193 760 | email: academicos@esmae.ipp.pt

Aceder ao edital (pdf)...