Pierre Schaeffer, com a sua revolucionária 'Musique Concrète', não transformou apenas a criação musical, mas também redefiniu a forma de ouvir música. A ideia de separação entre a fonte sonora e a sua visualização contribuiu para um conjunto de abordagens composicionais onde o reconhecimento de sons concretos e o imaginário se fundem.
Durante o mês de maio e início de junho, a classe de Composição da ESMAE irá interpretar e difundir, num sistema multicanal, obras de diversos compositores com forte ligação ao meio eletroacústico, formato este por natureza imersivo.
Explore a interseção entre o som concreto e o imaginário nestes concertos acusmáticos. Descubra como uma visão inovadora pode transformar a percepção auditiva.
Data:
Sexta-feira, 24 de maio, 20h30
Sexta-feira, 31 de maio, 20h30
Terça-feira, 4 de junho 2024, 20h30
Local:
Sala 44
O Legado de Pierre Schaeffer
Pierre Schaeffer foi um dos pioneiros da música eletroacústica, desenvolvendo a Musique Concrète no final da década de 1940. A sua abordagem inovadora consistia em gravar sons do ambiente, manipulá-los e reorganizá-los em novas composições. Este processo criativo abriu novas possibilidades para a música, permitindo que qualquer som, independentemente da sua origem, pudesse transformar-se em material musical. Schaeffer desafiou os ouvintes a perspetivar a música de uma nova forma, focando na essência do som e na sua capacidade de evocar emoções e imagens mentais.