No dia 4 de dezembro, às 11h00, o Centro de Cultura do Politécnico do Porto recebe a conferência “A Modalidade Polifónica nos Tratados Musicais Espanhóis (Séculos XVI – XVIII)”, apresentada pela investigadora Amaya García Pérez.
A sessão integra-se nas Jornadas Mundos e Fundos 2025 e resulta de uma colaboração entre o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) e a ESMAE / Curso de Música Antiga, que se associam para aprofundar e divulgar temáticas ligadas à teoria musical histórica.

Sobre o projeto Mundos e Fundos
O projeto Mundos e Fundos. Mundos metodológico e interpretativo dos Fundos Musicais assenta num trabalho de investigação científica próxima dos textos primários, de leitura multidisciplinar, de gestação lenta e cuidada, e onde se procura transformar a fonte musical num espaço de formação de massa crítica e de valorização do património português. Centra-se na identificação e estudo do legado musical preservado nos arquivos e bibliotecas (e do seu contexto social e cultural), e na formação de jovens investigadores capazes de trabalhar estas fontes filológica e musicalmente, disponibilizando-as a um público amplo. Convictos que os objectivos do projeto só se completam com uma transferência de saberes plena e abrangente, todo este trabalho de investigação e valorização, para além das habituais comunicações e publicações científicas, materializa-se através da Série Mundos e Fundos (editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, com a oferta de edições críticas, rigorosas mas plurais, de polifonia latina e vernacular, repertório instrumental e tratados dos séculos XVI a XVIII), e pela realização regular, nacional e internacional, de múltiplos concertos pelos vários laboratórios musicais que trabalham regularmente com o projeto (Cappela Sanctae Crucis, O Bando de Surunyo, Quarto Tom Ensemble, Portingaloise, Tiago Matias, Suave Armonia, Musurgia Ensemble, Ensemble Voz de Fora, Ars Lusitana, e Cantar Poesia).


