Aceder ao Plano de Estudos e outras informações.

Aceder ao Portal de Candidaturas do Politécnico do Porto - informações gerais sobre as candidaturas aos cursos de Mestrado e respetivo edital...

Prazo de candidatura (2ª chamada): 7 a 28 de agosto 2023

 

(3 VAGAS SOBRANTES)

SOM / ESPECIALIZAÇÃO

 A especialização em Som tem como objetivo a articulação dos interesses individuais do/a estudante com o campo de matérias relativas à área de som, perante as Artes Cénicas e a Arte Contemporânea, tendo em conta as mais recentes linhas de investigação, através do fornecimento de ferramentas e métodos de investigação adequados à sua concretização. 

Os trabalhos desenvolvem-se na apresentação de temáticas e perspetivas; na exploração de campos de investigação na área de som; na programação áudio aplicada a contextos interativos nas Artes Cénicas; na produção e análise crítica de artigos, de acordo com preceitos académicos e artísticos, com especial atenção às metodologias específicas de investigação em artes cénicas. 

A especialização em Som culmina no Trabalho Final, em que a investigação aborda e explora, segundo um programa de estudo individual com apoio e supervisão, projetos de pesquisa para um estudo independente, baseado na prática artística, na análise, na reflexão e na articulação das matérias e do domínio da própria linguagem com temáticas da atualidade. 

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Na especialização em Som são formados/as profissionais dotados/as de argumentos teórico-práticos para concretizar com mais confiança o desenho de som para as diferentes tipologias de artes do espetáculo. 

As condições de laboratório fornecidas pela ESMAE, assim como a articulação e contacto com diferentes áreas do espetáculo, proporcionam ao/à graduado/a mais experiência no que toca às práticas e processos artísticos. 

Os/As graduados/as podem encontrar emprego como Desenhadores/as de Som e Assistentes de

Desenhadores/as de Som, em grupos e companhias de teatro, ópera, música, dança, em estúdios de cinema e televisão, na rádio, em estúdios de gravação, em salas de espetáculos, em centros culturais e noutras estruturas/organizações culturais, em casa; desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com o som; promover e realizar oficinas para difusão de conhecimentos. 

 

 

Coordenação/Direção do Curso

Helder Maia

Área CNAEF:

212 Artes do espectáculo

Registo DGES:

Número: R/A-Ef 800/2011/AL02 de 31-03-2023

Publicação em Diário da República:

Despacho nº: 5583/2023, de 15/05/2023

Combined Shape

Navigation