Som
NOTA: Atualmente esta especialização do Mestrado em Artes Cénicas aguarda publicação no Diário da República de novo Plano de Estudos, que poderá ser consultado provisoriamente aqui (pdf)...
Aceder ao anterior Plano de Estudos aqui...
Aceder às informações gerais sobre as candidaturas aos cursos de Mestrado e respetivo edital...
Prazo de candidatura (1ª chamada): até 17 de abril
SOM / ESPECIALIZAÇÃO
A especialização em Som tem como objetivo a articulação dos interesses individuais do/a estudante com o campo de matérias relativas à área de som, perante as Artes Cénicas e a Arte Contemporânea, tendo em conta as mais recentes linhas de investigação, através do fornecimento de ferramentas e métodos de investigação adequados à sua concretização.
Os trabalhos desenvolvem-se na apresentação de temáticas e perspetivas; na exploração de campos de investigação na área de som; na programação áudio aplicada a contextos interativos nas Artes Cénicas; na produção e análise crítica de artigos, de acordo com preceitos académicos e artísticos, com especial atenção às metodologias específicas de investigação em artes cénicas.
A especialização em Som culmina no Trabalho Final, em que a investigação aborda e explora, segundo um programa de estudo individual com apoio e supervisão, projetos de pesquisa para um estudo independente, baseado na prática artística, na análise, na reflexão e na articulação das matérias e do domínio da própria linguagem com temáticas da atualidade.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Na especialização em Som são formados/as profissionais dotados/as de argumentos teórico-práticos para concretizar com mais confiança o desenho de som para as diferentes tipologias de artes do espetáculo.
As condições de laboratório fornecidas pela ESMAE, assim como a articulação e contacto com diferentes áreas do espetáculo, proporcionam ao/à graduado/a mais experiência no que toca às práticas e processos artísticos.
Os/As graduados/as podem encontrar emprego como Desenhadores/as de Som e Assistentes de
Desenhadores/as de Som, em grupos e companhias de teatro, ópera, música, dança, em estúdios de cinema e televisão, na rádio, em estúdios de gravação, em salas de espetáculos, em centros culturais e noutras estruturas/organizações culturais, em casa; desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com o som; promover e realizar oficinas para difusão de conhecimentos.