Figurino

NOTA: Atualmente esta especialização do Mestrado em Artes Cénicas aguarda publicação no Diário da República de novo Plano de Estudos, que poderá ser consultado provisoriamente aqui (pdf)...

Aceder ao anterior Plano de Estudos aqui...

Aceder às informações gerais sobre as candidaturas aos cursos de Mestrado e respetivo edital...

Prazo de candidatura (1ª chamada): até 17 de abril

 

FIGURINO / ESPECIALIZAÇÃO

A pesquisa assume-se nas diversas unidades curriculares de especialização como fundamentais para a prática e investigação artística em Figurino. O programa de estudo destas UC articula os interesses individuais do/a estudante com o campo de matérias relativas à área de Figurino, perante as Artes Cénicas e a Arte Contemporânea, explorando agenciamentos relativos a materialidade, técnica e performance. 

Os trabalhos desenvolvem-se na apresentação de temáticas e perspetivas, por convite a designers, artistas e artesãos/ãs; Exploração de campos de investigação na área do figurino; Produção de artigos de análise e crítica; Apresentação de trabalhos práticos; Visitas de estudo.

A especialização em Figurino culmina no Trabalho Final, em que a investigação aborda e explora, segundo um programa de estudo individual com apoio e supervisão, projetos de pesquisa para um estudo independente, baseado na prática artística, na análise, na reflexão e na articulação das matérias do design e do domínio da própria linguagem (acessórios; confeção; figurino; modelação; têxtil; tradição artesanal; traje; etc.) com temáticas da atualidade.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

A especialização em Figurino forma profissionais confiantes e experimentais que ultrapassam os limites da tradição e exploram propostas criativas em objetos artísticos e figurinos para performances ao vivo, nos diversos formatos das artes cénicas. 

Os/As graduados/as podem encontrar emprego como designers, assistentes e supervisores de figurinos e guarda-roupa no teatro, cinema e música; desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com o têxtil, o vestuário e novas perspetivas da tradição artesanal; promover e realizar oficinas para difusão de conhecimentos.