Entrada > Mestrados 2023-24 > Mestrado em Artes Cénicas > Direção de Cena e Produção

Direção de Cena e Produção

Aceder ao Plano de Estudos e outras informações.

Aceder ao Portal de Candidaturas do Politécnico do Porto - informações gerais sobre as candidaturas aos cursos de Mestrado e respetivo edital...

Prazo de candidatura (2ª chamada): 7 a 28 de agosto 2023

 

 

DIREÇÃO de CENA e PRODUÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO

 A especialização em Direção de Cena e Produção assume-se como parte integrante do processo e do projeto artístico nas artes cénicas com afirmações multifacetadas em diferentes contextos de criação e formação artística e de atividade profissional. 

Pretende-se que neste 2º ciclo os estudantes sejam capazes de desenvolver uma pesquisa individual que não só consolide conhecimentos artísticos e técnicos, mas que possa sobretudo problematizar e refletir criticamente sobre os processos de produção e criação artística de acordo com uma metodologia de investigação devidamente fundamentada. 

Promoveremos espaços de reflexão que integrem questionamentos sobre o papel da Produção e da Direção de Cena na sua relação com as práticas e modelos de organização e gestão artística e cultural nos dias de hoje, mantendo em aberto a questão de base Produção versus Criação.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Na especialização em Direção de Cena e Produção formam-se futuros/as profissionais capazes de integrar diferentes contextos artísticos e culturais. Espera-se destes/as profissionais que consigam pensar e agir em duas perspetivas: trabalhar eficazmente sobre a realidade e suas práticas, ou inovar a partir das práticas existentes, abrindo caminho a novas abordagens e metodologias. Pretende-se que ultrapassem os limites da tradição e explorem propostas criativas em projetos artísticos, performances ao vivo, nas diferentes dimensões das artes cénicas.

Os/As graduados/as podem encontrar emprego como produtores, assistentes de produção, programadores, gestores culturais, diretores de cena, em espaços plurais de intervenção artística e cultural como teatros, câmaras municipais, galerias, museus, cinema e música; desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com a produção artística e cultural numa perspetiva mais abrangente de desenvolvimento de políticas culturais integradas.

 

Coordenação/Direção do Curso

Hélder Maia

Área CNAEF:

212 Artes do espectáculo

Registo DGES:

Número: R/A-Ef 800/2011/AL02 de 31-03-2023

Publicação em Diário da República:

Despacho nº: 5583/2023, de 15/05/2023

 

Combined Shape

Navigation