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Mestrado em Artes e Tecnologias do Som

 

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Prazo de candidatura (2ª chamada): 7 a 28 de agosto 2023

 

(7 VAGAS SOBRANTES) 

O Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (MATS) pretende promover a singularidade do trabalho autoral e a competência do saber e do fazer. Soma-se a isso a característica particular de trabalharmos em campos epistemológicos diversos, entre o dispositivo clássico e o novo, entre a arte e as tecnologias.

Para que serve este mestrado? Para podermos reforçar a nossa habilidade em sermos singulares, artística e tecnologicamente falando. Serve para pedir ao som que abrace a música e se proponha a fazer da recusa ao banal um gesto essencial.

O MATS tem por objeto problematizar o múltiplo que reside em cada músico/artista sonoro nos seus correlatos tecnológico, artístico e científico. Move-o a possibilidade de realizar uma compreensão crítica dos sujeitos que o habitam oferecendo uma (des)construção dos discursos da cultura contemporânea dedicada à matéria sonora. Ao mesmo tempo, e partindo da literacia e do repertório que vão alimentando o pensamento estético contemporâneo, o MATS recorrerá a processos de imersão no universo do som, da música e do áudio, procurando aprofundar o questionamento quase paradoxal entre arte e tecnologia. Disso dará conta aquando das manifestações artísticas e tecnológicas que se esforçarão por intensificar a sensibilidade crítica, a reconfiguração do imaginário e a desenvoltura tecnológica, enquanto pedal de sustém para as evidências a construir.

O MATS propõe-se viver uma relação forte entre a ação e a investigação, em que o produzir som materializa a arte a ser desvelada.

OBJECTIVOS GERAIS

- Promover uma abordagem ampla e atual do fenómeno sonoro, desde a sua materialidade física até à sua tensão estética; - Intensificar a sensibilidade crítica e oferecer uma (des)construção dos discursos da cultura dedicada à matéria sonora;

- Trabalhar em campos epistemológicos diversos, explorando o som nas suas vertentes artística, tecnológica e científica;

- Criar um espaço de experimentação e reflexão que potencie singularidade na criação artística, organicidade na concretização performativa e proficiência na produção dos media;

- Expor a ESMAE à contemporaneidade, dando abertura a especializações comprometidas com as mudanças culturais, sociais, económicas e artísticas; - Contribuir ativamente para a consolidação da investigação e da prática técnico-artística.

PLANO DE ESTUDOS

O Plano de Estudos proposto possui uma estrutura curricular que compreende unidades curriculares nucleares, de caráter obrigatório, e unidades curriculares complementares, de caráter optativo. A escolha das Unidades Curriculares Complementares deverá ser realizada conjuntamente pela coordenação do mestrado e pelo aluno, em função das áreas de especialização em que este necessite investir, de acordo com o seu perfil individual e teor do projeto de investigação a realizar. As unidades curriculares complementares oferecidas poderão ser ajustadas em função da pertinência das temáticas face ao perfil e necessidade dos alunos. A esta oferta poderão ser acrescentadas outras a criar, ou existentes em outros ciclos de estudo da ESMAE. Esta estrutura, tendencialmente flexível, pretende permitir aos estudantes a construção de um percurso académico mais próximo dos seus interesses.

Unidade Curriculares Complementares: Arte Sonora, Áudio 3D, Design de Som, Eletroacústica aplicada, Estéticas do Ouvir, Performance e Tecnologia, Produção Musical, Programação Criativa, Psicoacústica, etc.


SAÍDAS PROFISSIONAIS

- Criação e produção de conteúdos audiovisuais;

- Investigação & Desenvolvimento;

- Indústria musical | Indústrias criativas;

- Criações artísticas e performativas;

- Curadoria artística | Instalações site-specific.


Regime de estudos

Diurno

Coordenador/Diretor de curso

Bruno Alexandre Bernardino Pereira

Área CNAEF:

213 - Áudio-visuais e produção dos media

Registo DGES:

R/A-Cr 106/2018 de 07-09-2018

Publicação em Diário da República

N.º Despacho/Portaria: Despacho Nº 10666/2018

Data: 16/11/2018

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