Entrada > Cursos > Mestrados > Mestrado em Artes Cénicas - Área de Especialização em Luz

Mestrado em Artes Cénicas - Área de Especialização em Luz

Atualmente esta especialização do Mestrado em Artes Cénicas aguarda publicação em Diário da República de novo plano de estudos, que poderá ser consultado provisoriamente aqui: https://intranet.esmae.ipp.pt/info/pdf/plano_estudos_luz.pdf

O Mestrado em Artes Cénicas (MAC) contempla as seguintes especializações: Cenografia, Criação Teatral, Direção de Cena e Produção, Dança - Composição Coreográfica, Figurino, Luz, Som e é dirigido a diplomados/as ou profissionais das artes do espetáculo, ou de outras áreas artísticas que demonstrem possuir afinidades com as artes cénicas. É uma formação que tem a duração de dois anos letivos (120 créditos).

O MAC afirma o domínio da especialização artística na salvaguarda de um espaço de liberdade académica e artística patente na construção dos conteúdos, com conhecimentos e competências adaptáveis e transversais em cada especialização.

A matriz de aprendizagem do MAC está ancorada num processo de autonomia artística e investigativa, reforçando a necessária dimensão estética, técnica e tecnológica que implica o domínio e a exploração dos meios e materiais indispensáveis à investigação em contexto artístico.

Nesse sentido, este plano curricular assegura que o/a estudante se centre na sua área vocacional, tendo, nesse âmbito, espaço e acompanhamento para desenvolver competências específicas. Este curso tem como objetivo a defesa do processo de autonomia artística e investigativa dos/as estudantes, correspondendo às boas práticas que caracterizam as formações (1º e 2º ciclos) do Departamento de Teatro da ESMAE, onde se defende o trabalho de criação coletiva, cooperativa e colaborativa em contexto.

Com ênfase na articulação entre a pesquisa e a prática artística, este curso alia uma oferta formativa ampla e diversificada na relação entre a teoria e a prática, colocando no centro da formação a pesquisa individual e a criação cénica que convida intérpretes, criadores e designers a implicarem as suas pesquisas e a serem parte na concretização de um acontecimento cénico/artístico.

A exposição e a apresentação das pesquisas são experimentadas em fóruns de debate com vista ao desenvolvimento do conhecimento nestas áreas e à preparação dos/as estudantes para o Trabalho Final de Mestrado com provas públicas na modalidade de Dissertação, Projeto ou Estágio.

A especialização em Luz visa, preliminarmente, dar a compreender o estado da arte das principais, e mais recentes, linhas de investigação em design de luz.

Ao longo do plano de estudos, o/a estudante será orientado/a a concretizar um projeto de investigação individual e serão fornecidas as técnicas e métodos de investigação mais adequados à sua concretização, com especial atenção às metodologias específicas de investigação em artes cénicas.

O/A estudante será familiarizado/a com as práticas académicas de índole científica, nomeadamente, com as técnicas de revisão literária, análise e realização de artigos científicos.

O/A estudante será ainda convidado/a a articular a sua investigação com áreas adjacentes à sua especialização e será potencializada a exploração das mais recentes tecnologias aplicadas em iluminação cénica como ferramentas de suporte à sua investigação individual.

 

Diurno
Acreditado por: 6 anos em
21/07/2016

Consultar relatórios em www.a3es.pt

212 - Artes do espectáculo
Número: R/A-Ef 800/2011
N.º Despacho/Portaria: DESPACHO Nº 7492/2017
Data:
24/08/2017
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Pesquisa Artística I 1º Semestre 9.0
Dramaturgia I 1º Semestre 3.0
Estética e Teoria da Arte I 1º Semestre 3.0
Seminário I 1º Semestre 5.0
Estética e Teoria da Arte II 2º Semestre 3.0
Opcional 2º Semestre 3.0
Pesquisa Artística II 2º Semestre 11.0
Dramaturgia II 2º Semestre 3.0
Projeto Teatral Anual 20.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Técnicas e Métodos de Investigação 1º Semestre 3.0
Seminário II 1º Semestre 3.0
Dissertação ou Projeto ou Estágio - Estágio Anual 54.0
Dissertação ou Projeto ou Estágio - Dissertação Anual 54.0
Dissertação ou Projeto ou Estágio - Projeto Anual 54.0
  • O/A formado/a na especialização de Luz ficará munido/a de argumentos teóricos para concretizar com mais confiança o Design de Luz para as diferentes tipologias de artes do espetáculo. Poderá ainda exercer a profissão de assistente de Designer de Luz.
  • As condições de laboratório fornecidas pela ESMAE, assim como a articulação e contacto com diferentes áreas do espetáculo, proporcionará ao/à formado/a sair mais experiente sobre as práticas e processos artísticos.

- Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata;

- Carta de motivação para a frequência do curso;

- Um exemplar do currículo profissional e académico do candidato;

- Comprovativo de não prescrição de inscrição no ensino superior, se aplicável;

- Prova prática e/ou Portfólio;

- Entrevista;

- Currículo Profissional, Académico e Científico;