Mestrado em Ensino de Música - Ramo Jazz
O mestrado em ensino de música tem como objetivos:
i) habilitar profissionalmente para a docência do ensino de música, nas especialidades de Formação Musical, Instrumento, Canto e Jazz, no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário do ensino profissional, vocacional e artístico;
ii) proporcionar uma sólida formação, no domínio da educação geral, das metodologias e didáticas apropriadas, capaz de fomentar e desenvolver as diferentes competências necessárias para o exercício de uma prática educativa de excelência.
Especificamente, o Mestrado em Ensino de Música - Ramo Jazz diferencia os conteúdos abordados, versando questões relacionadas com o ensino-aprendizagem do jazz e as suas idiossincrasias técnicas e estéticas. Como tal, esta especialização visa conferir aos mestrandos as competências pedagógicas e didáticas adequadas à lecionação desta área/vertente musical.
O presente ciclo de estudos, com registo publicado pelo Despacho nª14081, de 30 de novembro de 2015, enquadra-se formalmente dentro do regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação profissional, vocacional e artística, nos ensinos básico e secundário, em vigor.
De acordo com a classificação nacional para as áreas de educação e formação existente, o mestrado em ensino de música tem como classificação principal a Formação de Professores de Áreas Disciplinares Específicas e como classificação secundária as Artes do Espetáculo.
1º Ano | ||
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Unidade curricular | Período | ECTS |
Práticas Colectivas Jazz | Semestral | 3.0 |
Opção | Semestral | 3.0 |
Introdução à Prática Educativa | Semestral | 4.0 |
Sociologia da Educação | Semestral | 4.0 |
Teoria da Educação | Semestral | 4.0 |
Instrumento Jazz II | Semestral | 4.0 |
Questões Aprofundadas em Ensino de Música | Semestral | 4.0 |
Desenvolvimento Musical | Semestral | 5.0 |
Fundamentos da Didática dos Instrumentos | Semestral | 5.0 |
Psicologia da Educação | Semestral | 4.0 |
Desenho e Desenvolvimento Curricular | Semestral | 4.0 |
Política Educativa e Administração Escolar | Semestral | 4.0 |
Instrumento Jazz I | Semestral | 8.0 |
Metodologia de Investigação em Ensino de Música | Semestral | 4.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Prática de Ensino Supervisionada | Anual | 48.0 |
Metodologia e Didática do Instrumento Jazz I | Semestral | 4.0 |
Metodologia e Didática do Instrumento Jazz II | Semestral | 5.0 |
Seminário de Investigação em Ensino de Música | Semestral | 3.0 |
Podem candidatar-se a este segundo ciclo de estudos i) titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; ii) titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; iii) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESMAE e da ESE; e iv) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo júri como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.
Os candidatos devem satisfazer os requisitos mínimos de formação fixados para o ingresso na especialidade de ensino de música, e que constam do anexo ao Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, retificado pela Declaração de Retificação n.º 32/2014, de 27 de junho, designadamente, ter obtido no âmbito da licenciatura 120 créditos em Prática Instrumental e Vocal, em Formação Musical e em Ciências Musicais, não podendo ter menos de 25 créditos em nenhuma das áreas referidas.