O Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (MATS) pretende promover a singularidade do trabalho autoral e a competência do saber e do fazer. Soma-se a isso a característica particular de trabalharmos em campos epistemológicos diversos, entre o dispositivo clássico e o novo, entre a arte e as tecnologias. Para que serve este mestrado? Para podermos reforçar a nossa habilidade em sermos singulares, artística e tecnologicamente falando. Serve para pedir ao som que abrace a música e se proponha a fazer da recusa ao banal um gesto essencial.
O MATS tem por objeto problematizar o múltiplo que reside em cada músico/artista sonoro nos seus correlatos tecnológico, artístico e científico. Move-o a possibilidade de realizar uma compreensão crítica dos sujeitos que o habitam oferecendo uma (des)construção dos discursos da cultura contemporânea dedicada à matéria sonora.
Ao mesmo tempo, e partindo da literacia e do repertório que vão alimentando o pensamento estético contemporâneo, o MATS recorrerá a processos de imersão no universo do som, da música e do áudio, procurando aprofundar o questionamento quase paradoxal entre arte e tecnologia. Disso dará conta aquando das manifestações artísticas e tecnológicas que se esforçarão por intensificar a sensibilidade crítica, a reconfiguração do imaginário e a desenvoltura tecnológica, enquanto pedal de sustém para as evidências a construir.
O MATS propõe-se viver uma relação forte entre a ação e a investigação, em que o produzir som materializa a arte a ser desvelada.
O Plano de Estudos proposto possui uma estrutura curricular que compreende unidades curriculares nucleares, de caráter obrigatório, e unidades curriculares complementares, de caráter optativo. A escolha das Unidades Curriculares Complementares deverá ser realizada conjuntamente pela coordenação do mestrado e pelo aluno, em função das áreas de especialização em que este necessite investir, de acordo com o seu perfil individual e teor do projeto de investigação a realizar.
As unidades curriculares complementares oferecidas poderão ser ajustadas em função da pertinência das temáticas face ao perfil e necessidade dos alunos. A esta oferta poderão ser acrescentadas outras a criar, ou existentes em outros ciclos de estudo da ESMAE. Esta estrutura, tendencialmente flexível, pretende permitir aos estudantes a construção de um percurso académico mais próximo dos seus interesses.
Unidade Curriculares Complementares: Arte Sonora, Áudio 3D, Design de Som, Eletroacústica aplicada, Estéticas do Ouvir, Performance e Tecnologia, Produção Musical, Programação Criativa, Psicoacústica, etc.
Organização das UCs Complementares ao longo do plano de estudos:
1º Ano 1º Semestre 12 ECTS
1º Ano 2º Semestre 12 ECTS
2º Ano 1º Semestre 8 ECTS
2º Ano 2º Semestre 4 ECTS
TOTAL: 36 ECTS
1º Ano | ||
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Unidade curricular | Período | ECTS |
ARTE, SOM E TECNOLOGIA | 1º Semestre | 4.0 |
PESQUISA ARTÍSTICA | 1º Semestre | 4.0 |
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM | 2º Semestre | 4.0 |
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO | 2º Semestre | 5.0 |
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO | Anual | 15.0 |
SEMINÁRIO I | Anual | 4.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
PROJETO | Anual | 46.0 |
SEMINÁRIO II | Anual | 2.0 |