O Festival SET ou melhor, a Semana das Escolas de Teatro, é um festival criado com a pretensão de envolver as diferentes escolas e formações de profissionais (alargado já a outras áreas das artes performativas) para um debate alargado e abrangente.
Nesta décima edição, e desde 2006, passados mais de dez anos, este encontro tem sido feito de uma atividade extremamente profícua e impulsionadora de encontros improváveis. Tendo em conta que este ano o departamento de Teatro da ESMAE comemora 25 anos de existência consideramos que o foco do tema deve ser sobre a memória e efemeridade desta arte performativa.
Portanto, entendemos ser oportuno fazermos esta reflexão no SET, partilhando, desde já, convosco a nossa ponderação neste exercício de escolha do tema:
- A memória é a nossa identidade, que se materializa em símbolos e eventos que celebram essa identidade. Esta torna-se mais abrangente e mais "partilhável" nestes encontros e consequentes apropriações. Apesar de tudo, a adaptação e interpretação destes símbolos criam alguma ambiguidade ou perspetivas diferentes, já que o ponto de vista varia na individualidade de “leitura”. Assim, este esfumado de memória pode ser uma traição ou uma fantasia, caso da memória não arquivada, fundamentada, evidenciada… em recortes, álbuns, vídeos, "time lapses boxes”, etc. Por isso, consideramos que “Colecionar o passado é a nossa identidade”, é a frase chave deste SET2019.