Entrada > Notícias > Pós-graduação em Fado

Pós-graduação em Fado

ESMAE

Queres estudar Fado?


Serão mais as dúvidas do que as certezas no tocante à origem do Fado. Porém, o reconhecimento pela Unesco como Património Cultural Imaterial da Humanidade atesta o valor daquele que será o único estilo musical imediatamente reconhecido em todo o Mundo como português. 

É importante debruçarmo-nos sobre as diversas teses quanto à sua origem. Igualmente importante será conhecer as suas características de ordem musical, poética e interpretativa.

Nomes como Ercília Costa, Berta Cardoso, Madalena de Melo, Júlio Proença ou Joaquim Campos marcaram a popularização do Fado no início do séc. XX, juntamente com instrumentistas de relevo como Armando Augusto Freire ou Martinho d’Assunção. Cantavam a poesia popular transmitida oralmente mas, a partir da segunda metade do séc. passado, vários poetas (igualmente populares) como Gabriel de Oliveira, Frederico de Brito, João Linhares Barbosa ou Henrique Rego assinam os seus textos conferindo ao Fado uma especial atenção.

Amália Rodrigues leva este estilo musical a um expoente altíssimo e à sua definitiva internacionalização. O extraordinário melodista Frederico Valério dedica-lhe um extenso repertório, aumentado depois pelo luso-francês Alain Oulman. Nas melodias deste viria a diva interpretar os grandes poetas da literatura portuguesa como Luís de Camões, José Régio ou Alexandre O’Neil. 

É propósito desta Pós-Graduação estudar estes temas com uma componente prática que contemplará a interpretação ao nível dos acompanhamentos mas também da função solista. Nesta está incluída a voz, com a poesia, mas também a possibilidade da expressão fadista em instrumentos melódicos como sopros ou cordas friccionadas. 

 

 

QUERES ESTUDAR FADO?

+ info:

Descarregar brochura (pdf)...

Autor

antoniogorgal@esmae.ipp.pt

Partilhar