Entrada > Notícias > Lançamento do DVD
Publicado em: 23 Outubro 2019

Lançamento do DVD

Salão Nobre do Teatro Nacional de São João, 24 de outubro, 18h30

O Teatro Nacional de São João, o Politécnico do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo procedem ao lançamento da edição em DVD da ópera de Marcos Portugal La Donna di Genio Volubile.

Este DVD é a gravação da apresentação desta ópera no Teatro Nacional de S. João em 6 de julho de 2018.

Obra do compositor Marcos Portugal (1762-1830), um dos poucos nomes da música portuguesa que fizeram carreira internacional digna desse nome, La Donna di Genio Volubile (1796) coloca-nos em presença de quatro homens que conduzem um jogo de sedução de modo a enredar nessa malha uma mulher, La Donna, criatura volúvel, incapaz de persistir numa escolha…

Com direção artística de António Salgado, direção musical de José Eduardo Gomes e encenação de António Durães, esta Donna inquieta e indecisa – retirada do esquecimento em que se encontrava, no acervo do Porto, pela mão de Ana Liberal e David Cranmer do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – regressou ao palco do Teatro Nacional de São João depois da sua primeira apresentação em 1805 no que então se chamava Real Teatro S. João.

Coprodução Ópera Estúdio da ESMAE/Pós-graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da ESMAE e TNSJ