Entrada > Notícias > Curso Livre de Teatro
Publicado em: 30 Agosto 2019

Curso Livre de Teatro

160 horas, 27 semanas, entre outubro 2019 e junho 2020, pós-laboral.

Curso Livre de Teatro — edição 2019/2020

Estrutura curricular: 160 Horas /27 Semanas

Duração do Curso: entre outubro de 2019 e junho de 2020

Destinatários: Este curso livre destina-se a maiores de 17 anos, independentemente das suas habilitações.

Nº Vagas e condições de funcionamento: O Curso tem 20 vagas e abre com um mínimo de 10 inscritos.

Seleção de candidatos: A seleção dos candidatos é feita por entrevista onde se avaliam os conhecimentos gerais de teatro, clareza e desenvoltura na expressão oral e o interesse/disponibilidade para o curso.

Candidaturas: até 15 de setembro de 2019

Notificação da colocação: 23 de setembro de 2019

Matrículas/inscrições: 25 a 30 de setembro de 2019

Docentes: Ana Vargas, Marta Leitão e outros a designar

Carga horária semanal: 6 horas -2 sessões de 3h cada (terças e quintas, à noite)

Objetivos: O objetivo principal deste curso é a formação dos rudimentos da prática artística teatral utilizando as metodologias procurando desenvolver uma abordagem de criação artística coletiva, nomeadamente, desenvolver um conhecimento da prática teatral através de um conjunto de trabalhos relacionados com o corpo e a expressão corporal, a voz, a improvisação e a aproximação àquilo que são os conhecimentos sobre as diferentes disciplinas da interpretação.

Programa: Componente prática de integração do grupo de trabalho (coletivo).

Aproximação às linguagens e aos códigos teatrais através de jogos e exercícios de exploração tanto individual como coletivos.

Exploração e aprofundamento de conceitos: espaço, tempo, energia, respiração.

Técnicas de improvisação para criação de cenas teatrais.

Criação a partir de diferentes materiais que não o texto dramático (abordagem ao devising).

Criação de cenas teatrais através de processos colaborativos, para uma apresentação em aula aberta.

Custos e prazos de Pagamento:

Candidatura: €5 (cinco euros) pagos no ato da candidatura

Taxa de matrícula: €25 (vinte e cinco euros)

Seguro escolar: €5 (cinco euros)

Propina: €550 (quinhentos e cinquenta euros), paga numa única prestação no ato da inscrição ou em 9 prestações de igual valor no seguinte calendário:

1ª Prestação – No ato da matrícula, no valor de 110€ (cento e dez euros);

Restantes prestações: No valor de 55€ (cinquenta e cinco euros), até ao dia 30 de cada mês seguinte e até perfazer o valor da propina

Informações relativas ao processo de candidaturas:

A candidatura ao curso é efetuada online através do sitio da internet da ESMAE em https://intranet.esmae.ipp.pt/inscricao/

Pagamento da taxa de candidatura no valor de 5 € (cinco euros), por transferência bancária (utilizando o NIB e conforme instruções online) ou efetuado através de referência "Multibanco" enviada por mail pelos Serviços Académicos da ESMAE.

Matrícula: As matrículas dos candidatos colocados são realizadas no prazo mencionado neste edital (25 a 30 de setembro de 2019) e após a notificação de colocação efectuada pelos Serviços Académicos da ESMAE. A matrícula está sujeita ao pagamento da taxa de matrícula, do seguro escolar e da propina, fixadas neste edital. A matrícula é realizada nos Serviços Académicos da ESMAE, ou através dos meios eletrónicos que a Escola disponibilize.

Anulação da inscrição: Em caso de anulação da inscrição, a propina devida é a seguinte:

a)          Até 15 dias a contar da data da inscrição, fica dispensado do pagamento das restantes 8 prestações;

b)          Até 31 de novembro do ano civil em curso, fica dispensado do pagamento das 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 8ª e 9ª prestações;

c)          Após a data estipulada na alínea b), terá que liquidar a totalidade da propina.

Certificação: Certificado de participação a todos os candidatos que frequentem pelo menos 80% das sessões.

Informações: Os candidatos poderão obter informações e esclarecimentos junto dos Serviços Académicos da ESMAE, na Rua da Alegria, nº 503, Porto | telefone 225 193 760 | email: academicos@esmae.ipp.pt

A informação aqui publicada é um resumo do edital e não dispensa a consulta deste.

Aceder ao edital (pdf)...