Entrada > Notícias > Curso Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Iluminação Cénica

CTeSP - Candidaturas: 22 de julho a 20 de agosto 2022

Consultar edital do concurso de acesso, regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior e o Regulamento dos CTeSP do Politécnico do Porto dem como aceder ao sistema online de candidaturas:

ACESSO AO SISTEMA DE CANDIDATURAS ONLINE...

+info sobre o CTeSP...

+info sobre candidaturas:

(Serviços Académicos - ESMAE - Rua da Alegria, 503 - Porto)

O Curso Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Iluminação Cénica visa conferir qualificação superior profissional na área de instalação e programação de sistemas de iluminação cénica e destina-se a pessoas com experiência nas áreas abordadas, que tenham como objetivo aumentar e diversificar os seus conhecimentos e o seu nível de especialização.

Com este curso, os estudantes ficam habilitados a desenhar e a supervisionar a montagem e afinação de equipamentos de iluminação e de sistemas de comunicação e de integração de luz, som, vídeo e outros media.

Capacita os estudantes a preparar, instalar e programar sistemas de iluminação cénica e projeção, incluindo servidores e projetores de vídeo bem como outros equipamentos digitais de controlo de luz e imagem, tendo em vista a realização de espetáculos ao vivo e outros tipos de produções audiovisuais. É privilegiado o desenvolvimento de programação para consolas de iluminação, incluindo plug-ins básicos em linguagem LUA, a utilização de programas personalizados para manuseamento de conteúdos e integração de sistemas de luz/vídeo. Inclui formação base em Arduino e outros sistemas de interação.

No final do curso os estudantes têm acesso a estágios curriculares em entidades parceiras ligadas às artes do espetáculo: teatros, empresas e produtoras.

O curso será realizado maioritariamente em regime de ensino à distância e com recurso a sessões práticas presenciais (b-learning) sempre que o programa o exija. Completado o Curso Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Iluminação Cénica, os estudantes podem prosseguir os seus estudos na Licenciatura em Teatro, variante Luz e Som.

Saídas Profissionais
Programadores de sistemas de luz/vídeo
Técnico de integração de sistemas luz/vídeo
Assistente de Designer de luz