Entrada > Departamentos > Música > Agrupamentos > Opera Estúdio da ESMAE

Opera Estúdio da ESMAE

A fundação do Opera Estúdio da ESMAE veio preencher uma lacuna há muito tempo existente no panorama nacional na área da formação especializada em ópera nas suas diversas vertentes, e na sua relação intrínseca com o processo de concepção, produção, realização e apresentação do espetáculo ÓPERA. O Estúdio de Ópera encontrou na ESMAE, e na transversalidade do conjunto dos departamentos existentes de Música e Teatro, um lugar privilegiado para a produção de ópera, onde inaugurou em 2012 com a Mahagonny Songsspiel e Os Sete Pecados Mortais de Kurt Weill/Brecht, a temporada de ópera da ESMAE. Em Março 2013, L´Enfant et les Sortilèges de Maurice Ravel; Maio de 2013, The Fairy Queen, de Henry Purcell; Junho de 2013, Dialogues des Carmelites de Francis Poulenc; Julho de 2013, A Flauta Mágica de W. A. Mozart/Konwitschny; Dezembro de 2013, Dolorosa Speciosa de Vivaldi/Bach; Março de 2014, A Hora Espanhola de Ravel; Junho de 2014, O Auto da Índia de Gil Vicente. Seguem-se: Abril de 2015, Spekularis de Marcos Barbosa; Maio de 2015, Opera dos Três Vinténs de Kurt Weill/Brecht; em Junho de 2015, o Projecto Ulisses (inserido no projecto europeu de Opera and Landscape) e em Julho de 2015, Ordo Virtutum, de Hildegard von Bingen. Em Março de 2016 apresentou o espetáculo, criação coletiva, a Audição, no Teatro vilarinha e que repetirá em Março de 2017. Em Maio, de 2017, será apresentada em itinerância, a ópera Cosi fan tutte de Mozart, em Portimão, Castelo Branco, Famalicão e Porto, e em Julho a Cantata Cénica de Isabel da Rocha, e em Setembro a estreia moderna da ópera de Marcos Portugal, La Donna di Genio Volubile. O Estúdio de Ópera da ESMAE conta com a colaboração da Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da ESMAE que é desde 26 de Maio de 2013, Associated Partner do ENOA – European Network of Opera Academies. Desde 2016, com a entrada da Pós-graduação em Ópera da Esmae como partner para a rede alargada da European Opera Academies (EOA), o Ópera Estúdio da ESMAE poderá a partir do ano letivo 2016/17 concretizar o objectivo de internacionalizar as suas produções.

Diretor Artístico do Opera Estúdio da ESMAE: António Salgado

 


 

European Opera Academy (EOA)

http://www.europeanopera.academy/

A European Opera Academy (EOA) reinicia a sua atividade com os primeiros módulos já a partir do dia 1 de setembro de 2017. Os módulos serão ministrados em vários períodos ao longo do ano letivo 2017-2018.

A EOA é uma ambiciosa plataforma de academias de música de nível superior de toda a Europa que se uniram em rede e que baseia a sua atividade letiva na troca de conhecimentos mútuos no intuito de desenvolver e oferecer aos seus alunos as melhores práticas no teatro musical e na ópera.

A EOA pretende dar resposta aos novos desenvolvimentos em Ópera e Teatro Musical, oferecendo um conjunto de módulos de aperfeiçoamento em academias de música selecionadas em toda a Europa. Esta plataforma educacional é um ponto de encontro para a avaliação comparativa internacional na educação em ópera e em teatro musical e que tem em conta as necessidades pessoais e talentos de cada aluno.

A EOA oferece novos módulos e produções a cada dia que passa! O número das Academias está em crescimento e, portanto, o leque de possibilidades oferecidas pelos nossos parceiros - Academias de música de toda a Europa – está igualmente a aumentar. Várias das Academias parceiras têm ligações a casas de ópera, competições vocais e/ou festivais, o que lhes permitirá proporcionar aos alunos o melhor ambiente possível para se prepararem para as suas carreiras.

A proposta da EOA é criar expetativas, oportunidades e possibilidades diversificadas de estudo e de performance para capacitar os seus alunos e os incentivar ao aperfeiçoamento e desenvolvimento das suas competências. Eles farão parte de um intercâmbio das melhores práticas, do melhor conhecimento e da melhor educação transnacional europeia. E, deste modo, irão satisfazer as exigências sempre em mudança do mercado de trabalho no âmbito da ópera e do teatro musical.

Os prazos para inscrição são mencionados em cada descrição do módulo. Se tiver dúvidas sobre o conteúdo dos módulos do seu interesse, por favor, exponha-as junto da pessoa responsável pelos contatos com a academia de música onde o módulo será lecionado.

 

A Pós-Graduação em Ópera da ESMAE é também parceira (Associated Partner) da European Network of Opera Academies (ENOA).

http://www.enoa-community.com/

 



A Flauta Mágica

Reportagem sobre a ópera A Flauta Mágica, de W. A. Mozart, encenada por Peter Konwitschiny, um dos mais importantes e polémicos encenadores do mundo da ópera da atualidade, a convite da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo - Instituto Politécnico do Porto, no âmbito da Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da ESMAE.

Publicado em 30 de set de 2013