Entrada > CV - Dir > Rui Damas

Rui Damas

Nasceu no Porto em setembro de 1975. Concluiu o Bacharelato em Teatro, Luz e Som da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) em 1996. Posteriormente concluiu a Licenciatura em Teatro, Produção – Design de Luz e Som, em 2007. Em 2015, fez prova para o título de especialista em Teatro – Iluminação no Politécnico do Porto, tendo obtido o mesmo com uma nota de distinção por parte do júri.

Desde 1997 exerce atividade profissional como Designer de Luz, tendo trabalhado de forma contínua com a companhia de Teatro Pé de Vento, na qual é criativo residente e onde já exerceu o cargo de Diretor Técnico e de membro da Direção. Tem trabalhado de forma regular desde o início da sua atividade com diversos encenadores e coreógrafos como: José Oliveira Barata, Andrea Gabilondo, Dennis Bernard, José Carretas, Cláudia Marisa, João Luiz, Ana D’Andrea, Marcelo La Fontanna, António Durães, entre outros, em espetáculos de teatro, marionetas, dança e ópera. Em 2000 foi o vencedor do Grande Prémio INATEL/Novos textos, com “Blacklight MC”, em parceria com Paulo Oliveira. Foi ainda responsável pela criação do festival SET (Semana das Escolas de Teatro) em 2006, onde desempenhou as funções de Produtor e Diretor Técnico e continua ligado à sua realização até à presente data.

Desde 1997 é professor de iluminação na ESMAE e atualmente acumula, com as funções de docência, o cargo de vice-presidente.