Entrada > CV - Dir > Mário Azevedo

Mário Azevedo

>II 4’34’’ Mário Azevedo (1957). É professor na ESMAE desde 1996 onde assume a função de vice-presidente para a avaliação, oferta formativa, internacionalização, acervo bibliográfico e qualidade. Doutor em Educação Artística pela FBAUP da Universidade do Porto é membro do NIMAE (ESMAE) e colaborador do i2ADS (FBAUP), locais onde desenvolve um trabalho focado em Educação Artística, Música, Estética e Filosofia. O seu enfoque - silêncio, mundo e singularidade, ouvido-reificado e ouvido-em-trânsito, aberto e indeterminação, desobediência e desaprendizagem - evidencia ruturas de sentido na contemporaneidade expressas em U.C. tais como Análise de Fonogramas e Eventos, Músicas do Mundo, Estéticas do Ouvir e colabora em Leitura e Discussão de Textos Fundamentais.

Autor de uma tese sobre o silêncio a partir de Cage é conferencista através de artigos tais como "E se a educação artística fosse outra coisa?" (2017) e "The submerge voice" com Bruno Pereira no 5º EPRAE, Porto (2017). Ao lado de José Paiva (FBAUP), prepara a comunicação "O Mundo e o Outro", Hamburgo (2019). Na prática artística e investigação é membro do projecto T3+1 ao lado de António Augusto Aguiar, Bruno Pereira e Telmo Marques com quem constrói projetos dos quais se destacam "Sobre a Balsa do Silêncio" (2017), performances em Bruxelas e Maastricht (2018) e um documento-registo intitulado "Música em Obras" (2019). Fazendo da sua família o seu locus amoenus, toca alaúde e acordeão de papel às escondidas, gosta de Hildegarda de Bingen e Josquin Desprez, Memling e Thomas Hirschhorn, Mahler e Cage, de Reich e Toumani Diabaté, de Pessoa e Musil, Jorge Luís Borges e John Berger, de orquídeas e vinhas velhas.

Estudou Pedagogia Musical em Delft (Stichting Orffwerkgroep) com os professores Pierre Van Hauwe, Willem Keller e Batia Strauss, foi professor na ESE de Paula Frassinetti, no Colégio do Sardão, nos cursos de Pedagogia Musical de Inning/Munique (Alemanha) e cofundador da Orquestra e do Instituto Orff do Porto.