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Pós-graduação em Ópera e Estudos Músico-teatrais

A fundação desta Pós-Gradução veio preencher uma lacuna há muito tempo existente no panorama nacional na área da formação especializada em ópera nas suas diversas vertentes, e na sua relação intrínseca com o processo de concepção, produção, realização e apresentação do espetáculo ÓPERA. O Estúdio de Ópera encontrou na ESMAE, e na transversalidade do conjunto dos departamentos existentes de Música e Teatro, um lugar privilegiado para a produção de ópera, onde inaugurou em 2012 com a Mahagonny Songsspiel e Os Sete Pecados Mortais de Kurt Weill/Brecht, a temporada de ópera da ESMAE. Em Março 2013, L¿Enfant et les Sortilèges de Maurice Ravel; Maio de 2013, The Fairy Queen, de Henry Purcell; Junho de 2013, Dialogues des Carmelites de Francis Poulenc; Julho de 2013, A Flauta Mágica de W. A. Mozart/Konwitschny; Dezembro de 2013, Dolorosa Speciosa de Vivaldi/Bach; Março de 2014, A Hora Espanhola de Ravel; Junho de 2014, O Auto da Índia de Gil Vicente. Seguem-se: Abril de 2015, Spekularis de Marcos Barbosa; Maio de 2015, Opera dos Três Vinténs de Kurt Weill/Brecht; em Junho de 2015, o Projecto Ulisses (inserido no projecto europeu de Opera and Landscape) e em Julho de 2015, Ordo Virtutum, de Hildegard von Bingen. Em Março de 2016 apresentou o espetáculo, criação coletiva, a Audição, no Teatro vilarinha e que repetirá em Março de 2017. Em Maio, de 2017, será apresentada em itinerância, a ópera Cosi fan tutu de Mozart, em Portimão, Castelo Branco, Famalicão e Porto, e em Julho a Cantata Cénica de Isabel da Rocha, e em Setembro a estreia moderna da ópera de Marcos Portugal, La Donna di Genio Volubile. O Estúdio de Ópera da ESMAE conta com a colaboração da Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da ESMAE que é desde 26 de Maio de 2013, Associated Partner do ENOA – European Network of Opera Academies. Desde 2016, com a entrada da Pós-graduação em Ópera da Esmae como partner para a rede alargada da European Opera Academies (EOA), o Ópera Estúdio da ESMAE poderá a partir do ano letivo 2016/17 concretizar o objectivo de internacionalizar as suas produções. - Veja mais em: https://www.esmae.ipp.pt/departamentos/musica/agrupamentos/opera-estudio-da-esmae#sthash.JUgC3Tf2.dpuf

 

Diurno
Unidade Ano Período
Seminário c - Opção - Opçao F- Gestão e Produção 1 1º Semestre
Seminário c - Opção - Opção E- Design Cénico: Des.luz; Des.som; Cenogr.;figurinos;multimédia 1 1º Semestre
Seminário c - Opção - Opção D- Dramaturgia e Encenação 1 1º Semestre
Seminário c - Opção - Opção C- Técnicas Análise e Compo. de Report.em Ópera e Teatro-musical 1 1º Semestre
Seminário c - Opção - Opção B- Teoria e Exegese de Reportório em Ópera e Teatro-musical 1 1º Semestre
Seminário c - Opção - Opção A- Interp. e Execução/direção de Reportório Vocal e Instrumental 1 1º Semestre
Seminário a - Invest.em História, Estét.e Sociol. Ópera e Teatro-musi. 1 1º Semestre
Seminário b - Análise Músico-dramatúrgica e Teoria da Performance 1 1º Semestre
Projecto 1 2º Semestre
Seminários/workshops 1 2º Semestre
  • Profissionais no domínio da Ópera e dos Estudos Músico-Teatrais
  • cantores, instrumentistas, cenógrafos, figurinistas, produtores, diretores de cena, compositores, correpetidores e teóricos em estudos em ópera e músico-teatrais.

- Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata;

- Carta de motivação para a frequência do curso;

- Currículo Académico;

- Currículo Artístico;

- Currículo Profissional;

- Entrevista/Prova de Aptidão;