Programação de Sistemas de Iluminação Cénica
O Curso Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Iluminação Cénica visa conferir qualificação superior profissional na área de instalação e programação de sistemas de iluminação cénica e destina-se a pessoas com experiência nas áreas abordadas, que tenham como objetivo aumentar e diversificar os seus conhecimentos e o seu nível de especialização.
Com este curso, os estudantes ficam habilitados a desenhar e a supervisionar a montagem e afinação de equipamentos de iluminação e de sistemas de comunicação e de integração de luz, som, vídeo e outros media.
Capacita os estudantes a preparar, instalar e programar sistemas de iluminação cénica e projeção, incluindo servidores e projetores de vídeo bem como outros equipamentos digitais de controlo de luz e imagem, tendo em vista a realização de espetáculos ao vivo e outros tipos de produções audiovisuais.
É privilegiado o desenvolvimento de programação para consolas de iluminação, incluindo plug-ins básicos em linguagem LUA, a utilização de programas personalizados para manuseamento de conteúdos e integração de sistemas de luz/vídeo. Inclui formação base em Arduino e outros sistemas de interação.
No final do curso os estudantes têm acesso a estágios curriculares em entidades parceiras ligadas às artes do espetáculo: teatros, empresas e produtoras.
O curso será realizado maioritariamente em regime de ensino à distância e com recurso a sessões práticas presenciais (b-learning) sempre que o programa o exija.
Completado o Curso Técnico Superior Profissional em Programação de Sistemas de Iluminação Cénica, os estudantes podem prosseguir os seus estudos na Licenciatura em Teatro, variante Luz e Som.
Área de educação e formação: 212 - Artes do Espetáculo
Duração do curso: 2 anos (4 semestres)
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Controlo e Iluminação Digital | Semestral | 4.0 |
História do Espetáculo | Semestral | 4.0 |
Tecnologias do Espetáculo | Semestral | 4.0 |
Tipologias do Espetáculo e Práticas Aplicadas | Semestral | 4.0 |
Informática Aplicada | Semestral | 6.0 |
Projeto I | Anual | 10.0 |
Linguagens de Programação | Semestral | 6.0 |
Introdução à Iluminação Cénica | Semestral | 6.0 |
Práticas Profissionais | Semestral | 6.0 |
Programação I | Anual | 10.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Imagem Digital | Semestral | 4.0 |
Cultura Visual e Musical | Semestral | 4.0 |
Projeto II | Semestral | 10.0 |
Linguagens de Programação Aplicada | Semestral | 6.0 |
Programação II | Semestral | 6.0 |
Estágio | Semestral | 30.0 |
- Programadores de sistemas de luz/vídeo
- Técnico de integração de sistemas luz/vídeo
- Assistente de Designer de luz
- Assistente de direção/produção técnica
Prova maiores 23 anos ou concurso geral de acesso
Portfólio